Seguidores

Reflita:

Salmo 86 (85) - Deus atende a quem o invoca






1* Oração. De Davi.


Inclina teu ouvido, Javé, responde-me, porque sou pobre e indigente!
2 Guarda-me, porque sou fiel, salva teu servo que em ti confia!
3 Tu és o meu Deus, tem piedade de mim, Senhor, pois é a ti que eu invoco o dia todo!
4 Alegra a alma do teu servo, pois a ti elevo a minha alma!
5 Tu és bom, Senhor, e perdoas. Tu és cheio de amor com todos os que te invocam.

6* Atende à minha prece, Javé, considera minha voz suplicante.

7 No dia da angústia eu grito a ti, pois tu me respondes, Senhor.
8 Entre os deuses não há outro igual a ti, nada que se iguale às tuas obras!
9 Todas as nações virão para se prostrar na tua presença, Senhor, e bendizer o teu nome:
10 «Tu és grande, e fazes maravilhas. Tu és o único Deus».


11* Ensina-me o teu caminho, Javé, e caminharei segundo a tua verdade.


Conserva íntegro o meu coração no temor do teu nome.
12 Eu te agradeço de todo o coração, meu Deus, vou dar glória ao teu nome para sempre,
13 pois é grande o teu amor para comigo: tu me tiraste das profundezas da morte.


14* Ó Deus, os soberbos se levantam contra mim, um bando de violentos persegue a minha vida, e não fazem conta de ti.


15 Tu, porém, Senhor, Deus de piedade e compaixão, lento para a cólera, cheio de amor e fidelidade,
16 volta-te para mim, tem piedade de mim.
Dá força ao teu servo, salva o filho da tua serva.
17 Realiza para mim um sinal de bondade: meus inimigos verão e ficarão envergonhados, porque tu, Javé, me socorres e consolas.

________________________________________________

Notas:

* Sl 86: Oração de súplica, em tempo de perigo e perseguição, talvez na época dos Macabeus.


Versículos: * 1-5: Série de súplicas, apresentando os motivos para Deus agir. Desses, o fundamental é que Javé atende sempre a quem o invoca.

* 6-10: A certeza de ser atendido dá lugar ao louvor, no qual se reconhece que Deus é único e universal.

* 11-13: Deus exige a integridade, isto é, que o homem sirva apenas a ele e ao seu projeto. Os vv. 12-13 já adiantam a ação de graças.

* 14-17: Retoma a súplica, agora descrevendo a perseguição. A libertação fará os inimigos reconhecerem que Deus é aliado dos pobres e oprimidos.



Louvado seja o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário