Seguidores

Reflita:

Documentário - Os sacramentos de Cristo e da Igreja

 "Senhor, ajudai-nos a viver com sabedoria e amor os Sacramentos que o Senhor nos deixou."


2.2 Os sacramentos de Cristo e da Igreja

Os sacramentos são encontros pessoais com Cristo e sinais de salvação.  Esses encontros se realizam através de sinais sensíveis e visíveis que Jesus nos deixou.

Nos sacramentos, é saciado nosso anseio por vida plena. O próprio Cristo Jesus nos comunica a vida divina e sua plena comunhão com o Pai. Toda a vida cristã se desenvolve em torno dos sacramentos, especialmente o da Eucarístia.

 Ao longo de sua história bi-milenar, a Igreja foi discernindo que, dentre  suas celebrações litúrgicas, existem sete que são, no sentido próprio da palavra, sacramentos instituídos pelo Senhor: o Batismo, a Confirmação ou Crisma, a Eucarístia, a Penitência ou a Reconciliação, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Jesus não é apenas o autor dos sacramentos, mas também o seu ministro. É Cristo quem, através dos ministros da Igreja, batiza, consagra, perdoa, cura...

Além dos sacramentos, também os "Sacramentais" fazem parte da Liturgia da Igreja. São instítuidos pela Igreja em vista da santificação dos fiéis, da consagração de certos estados de vida, da invocação da proteção de Deus em circunstâncias muito variadas da vida cristã.

Entre os Sacramentais fuguram em primeiro lugar as bençãos (de pessoas, da mesa,  de objetos e lugares). Além dos sacramentos e dos Sacramentais, existem muitas outras manifestações da piedade dos fiéis e da religiosidade popular, que circundam a vida sacramental da Igreja, como a veneração de relíquias, visitas a santuários, peregrinações, procissões, via-sacra, danças religiosas, o rosário e as medalhas.


Não deixe de ler no próximo post: Ação santificadora do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário