Seguidores

Reflita:

Documentário - Os Sacramentos da Fé

"Vinde Espírito Santo, iluminai as nossas mentes para entendermos os Vossos ensimentos comos os apóstolos aprenderam."




2. Os Sacramentos da fé

O sacramento é vísivel da graça invisível de Deus. Um sinal pleno. Ele contém a graça que significa um sinal eficaz, pois comunica a graça que contém.

 A vida inteira de Jesus foi uma "liturgia", um culto agradável ao Pai e uma vida dedicada a salvação da humanidade. Nosso rito também deve expressar e manifestar nossa vida. Assim como Jesus é a imagem visível de Deus invisível (cf. Cl 1, 15), nós somos chamados, enquanto discípulos de Cristo,  a ser testemunhas de que ele habita em cada um de nós


2.1 Os Sacramentos: vida de Cristo para sua Igreja
 Os sacramentos da Igreja são uma realidade viva que nos entusiasma, motivo de contínua ação de graças para os católicos.  Nos sacramentos, a promessa divina de estar presente em nós, revelada em Cristo Jesus,  torna-se mais próxima, faz-se quase visível e palpável. Ela penetra em nosso coração e suscita uma resposta ativa, que nos liberta e nos faz testemunhas do amor de Deus e membros vivos da Igreja.
 A celebração dos sacramentos abrange as principais etapas de nossa existência como cristãos. O nascimento e a entrada da Igreja (Batismo), a passagem da infância para a maturidade da fé (Crisma), a alimentação e a bebida, força e sustento na caminhada (Eucaristia) o retorno à casa paterna quando a abandonamos (Reconciliação), o compromisso com a construção da Família e da comunidade eclesial (Matrimônio), a enfermidade e a velhice (Unção dos Enfermos). Todos esses acontecimentos importantes da vida são santificados pela graça de Deus, através da celebração dos sacramentos que o Cristo nos deixou.


Não deixe de ver no próximo post: Os sacramentos de Cristo e da Igreja
(Fonte: Livro Sou católico vivo minha fé - CNBB 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário