Seguidores

Reflita:

Os Sacramentos da Igreja: O Sacramento da Eucarístia

"Senhor, que pelo sacramento da Eucarístia estejamos sempre na Vossa presença em todos os momentos."



O Sacramento da Eucarístia

 A Eucaristia é a celebração da Ceia do Senhor e a renovação da Nova e Eterna Aliança de Deus com o seu Povo. É o memorial do sacríficio de Jesus em favor da humanidade. É a fonte e o centro da vida cristã. Ela reúne e faz da Igreja o Corpo de Cristo. É sinal de unidade e alimento para a caminhada dos cristãos.

 Os católicos, sobretudo aos domingos, se reúnem para celebrar a ressurreição do Senhor. Deus Pai os convoca em sua casa para celebrar esta festa.
Desde o tempo dos apóstolos, os cristãos sabem que não podem viver sem a Eucarístia no domingo, o dia do Senhor.

 A palavra Eucaristia significa "ação de graças." Com fé e alegria, reunimo-nos em nome do Senhor, escutamos sua Palavra, damos graças ao Pai, oferecemo-nos a ele com Jesus Cristo, alimentamo-nos do Pão da vida e somos enviados à missão.

 Durante a missa, através daquele que preside a celebração, a Igreja suplica ao Pai que envie o Espírito Santo sobre o pão e o vinho, para que os transforme no Corpo e Sangue de Cristo; e também sobre a comunidade reunida, para que, recebendo o Corpo e Sangue do Senhor, seja por ele renovada e reunida num só corpo: o Corpo de Cristo.

Comungar é unir-se a Cristo e formar com Ele um só corpo. Como disse São Leão Magno: "A nossa participação no corpo e sangue de Cristo age de tal modo que transformamos naquele que recebemos." Portanto, é dispor-se a viver, em comunhão com a Igreja, a missão de evangelizar, através da escuta anúncio da Palavra, da comunhão fraterna, do serviço ao próximo e do compromisso com a justiça.

Terminada a celebração, as pessoas reunidas na celebração são enviadas a viver e a testemunhar a fé no seu dia-a-dia e a colaborar no crescimento do Reino de Deus nos vários ambientes em que vive. Este é um grande privilégio e uma grande missão: ser sinal da presença de Jesus.

Também quando os fiéis de nossas comunidades se reúnem sem a presença do padre para a celebração dominical, alimentando-se com o pão da Palavra, eles estão unidos à celebração da Eucarístia na Paróquia. Essa união é estabelecida através de ministros não-ordenados, autorizados a presidir a celebração da Palavra e a distribuir a Sagrada Comunhão.

 O católico reconhece com gratidão que tem o compromisso de participar da Eucarístia dominical, por ser celebrada no dia em que Cristo venceu a morte e nos fez participantes da sua vida imortal.



Não deixe de ver o próximo post: Os Sacramentos medicinais: Penitência ou Reconciliação e Unção dos Enfermos