Seguidores

Reflita:

Os Sacramentos da Igreja: O Sacramento da Confirmação

 
"Vinde Espírito Santo nos ensinar a viver os dons que recebemos no nosso Crisma."

 
2.6 O Sacramento da Confirmação


 É o sacramento que confirma e consolida a graça batismal, e concede o dom especial do Espírito Santo, unido o cristão a Cristo e à sua Igreja. Existe, assim, uma íntima relação entre os sacramentos do Batismo e da Confirmação, mesmo que haja uma distância de anos entre estas celebrações.
 O gesto de estender as mãos sobre o confirmando e a unção com o óleo do Crisma são os sinais do dom do Espírito Santo. Ele comunica uma força especial para viver e testemunhar a fé cristão.

 Este sacramento também chama-se Crisma, porque a unção é realizada com o sagrado óleo do Crisma. Por esta unção, o cristão participa das unções do Espírito sobre Jesus, em seu Batismo e sobre os apóstolos e Maria, em Pentecostes.

Pentecostes

 Considerando-se a prática comum do Batismo de crianças, a Confirmação passa a marcar, a maturidade da fé e a personalização do compromisso batismal. Por esta razão, é necessário que seja precedida de cuidadosa catequese. Somente assim o sacramento do Crisma será uma experiência especial e marcante na vida dos jovens, suscitando a continuidade na participação consciente e ativa nas celebrações e na vida da Igreja.


Não deixe de ver o próximo post:  O Sacramento da Eucarístia