Seguidores

Reflita:

Os católicos adoram imagens?




Siga nosso Blog


Cristo assumiu um verdadeiro corpo humano, por meio do qual Deus invísivel se tornou visível. Por essa razão, Cristo pode ser representado e venerado nas santas imagens. Nele vemos o rosto humano de Deus e o rosto divino do ser humano.

O que Deus no Antigo Testamento proíbe, é fazer imagens para serem adoradas como deuses,
em substituição do Deus único (cf. Ex 20, 4). Mas não proíbe fazer outras imagens (cf. Ex. 25, 18-20; Nm 21, 8-9; 1 Rs 6, 23-35 e 7, 29). A Bíblia mesma diz que Deus fez o homem e a mulher "à sua imagem e semelhança" (Gn 1, 26-27)

A imagem faz parte da linguagem humana, é a representação de alguma pessoa, coisa, ideia, Assim, o desenho de uma flor, as fotos de uma pessoa e a pintura de uma paisagem são imagens.

A imagem de Cristo por excelência. As outras imagens que representam Nossa Senhora e os santos, significam Cristo, que nelas é glorificado. Proclamam a mesma mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite mediante a palavra e ajudam a despertar e a nutrir a fé dos crentes.

A Tradição cristã reconheceu reiteradamente o valor pedagógico e psicológico das imagens, como suportes para a catequese, para a oração e para a evangelização. Numa época em que a comunicação baseia-se, sobretudo, em imagens, o uso das imagens cristãs pode ser uma grande contribuição para a evangelização. É claro, porém, que o católico não adora imagem; venera aquele que é representado pela imagem. O católico adora somente a Deus.


(Trecho retirado do livro: Sou católico vivo minha Fé - CNBB, 2007)




Evangelize!

Nenhum comentário:

Postar um comentário