Seguidores

Reflita:

Algo nos mantém firmes


Siga nosso Blog


João batizou na água para preparar o caminho do Messias. Também nós, num primeiro momento, recebemos o Espírito Santo no sacramento do batismo, fundamental em nossas vidas. Contudo, o Senhor nos concedeu outro derramamento do Espírito, que não é da ordem sacramental, mas da ordem da graça. O Senhor derramou Seu Espírito sobre nós. A isso Jesus chamou de "Ser batizado no Espírito Santo" (cf. At 1,5).
No momento em que o Espírito Santo o devolve ao Coração de Jesus, ao coração do Pai, Ele o traz para dentro da Igreja. Existe uma ideia muito infeliz que, infelizmente, tem crescido nos nossos dias: "Creio em Cristo, fiz minha opção por Jesus, entreguei-me a Jesus, mas não tenho Igreja".

Todo e qualquer líquido, para não se perder, precisa estar dentro de um recipiente, de um frasco. Assim também o cristão: não se pode estar em Cristo e não estar na Igreja.

O bonito é que a Igreja é santa, mas feita de pecadores. Você pode achar que sua comunidade não é boa, mas uma comunidade ruim é melhor do que não ter nenhuma! Se você não a valorizar, perderá até o próprio dom do Espírito Santo, porque Ele é como um gás: para permanecer, precisa estar dentro de um botijão.

O gás é muito frágil. O botijão precisa ser forte. A Igreja tem esta missão: de ser forte e firme. Não tenha medo da Igreja! Ela precisa ser assim porque somos fracos. Precisamos de algo que nos mantenha firmes. É a consequência de nossa fragilidade.

Essa fraqueza se manifesta também quando recebemos os dons do Espírito Santo e fazemos mau uso deles: quando usamos o dom da profecia para falar coisas que o Espírito Santo não nos falou; quando usamos o dom de cura para ser o “milagreiro”; quando usamos o dom de línguas, dado para a nossa santificação, para nos transformarmos em um espetáculo... Se a Igreja não fosse firme, muitos se perderiam.

Na Igreja, sempre teremos carisma e instituição. Repare bem na estrutura que sustenta uma casa: ela é pesada, é rígida. É essa base que a sustenta para que ela caia. Assim também é a nossa espiritualidade: quanto mais forte é o vento do Espírito Santo, tanto mais forte precisa ser a estrutura.

Graças a Deus, a Igreja tem um Papa forte, firme, até mesmo "teimoso". Muitos o criticam, mas não percebem que a postura dele segue a necessidade da Igreja. Enquanto muitos ainda esperam pelo resgate, outros precisam ser mantidos. A "teima" do Papa é a "teima" de Deus. A sua firmeza é a firmeza de Deus.

Não estranhe se o seu pároco ou o seu bispo forem firmes, "teimosos", pois eles precisam sê-lo. O vento do Espírito Santo está sendo muito forte, graças a Deus. E esse vento forte, que está vindo para renovar a Igreja, que somos nós e nossas famílias. Justamente por isso a nossa Igreja precisa ser forte, firme, essa é a sua missão.

Deixe o Espírito Santo agir na Igreja. Seja você também mais uma fonte para o Espírito Santo soprar na Igreja, mas aceite a sua estrutura pesada, firme, como a estrutura de um botijão de gás.

"Vinde Espírito Santo derramai os Vossos dons e carismas sobre nós para que sejamos firme e fortes, eis o teu povo, eis a tua Igreja."

(Trecho extraído do livro "O Espírito sopra onde quer" de monsenhor Jonas Abib)

Nenhum comentário:

Postar um comentário