Siga nosso Blog
Natal significa o "dia do nascimento"; dessa forma, a festa do Natal celebra o fato histórico do nascimento de Cristo, a vinda ao mundo do Verbo Divino feito homem. Em Roma, a primeira refêrencia ao "Natal Domini" (Natal do Senhor) remonta ao ano de 336. O dia 25 de dezembro era uma festa pagã consagrada ao "Natal Solis Invicti" (Natal do Sol Invencível). Isso levou, naturalmente, a Igreja de Romana a contrapor-lhe a festa cristã do "Natale" de Cristo, o verdadeiro "Sol da justiça".
Com a conversão cada vez maior dos povos pagãos ao Cristianismo a Igreja, com sabedoria, transformou algumas das tradicionais festas pagãs, entre elas o Natal. Assim, foram surgindo diversos símbolos natalinos, como:
- Bolas (da Árvore de Natal): simbolizam os bons frutos da vida. As cores das bolas têm seu significado: branca (pureza); azul (cor de céu), lembra também o manto azul da Virgem Maria; dourada (majestade); prateada (cor que convive com o ouro entre os reis).
- Presentes: retribuição do mesmo modo que o gesto dos Reis Magos ao Menino Jesus.
- Ceia de Natal: sentido comunitário da grande família de Deus, onde todos são irmãos. Não podemos esquecer que a mais perfeita Ceia de Natal é a Ceia Eucarística, a Missa de Natal.
Vinde Senhor Jesus nascer em nossos corações
Nenhum comentário:
Postar um comentário