Seguidores

Reflita:

Evangelho do dia - Marcos 12, 1-12

Ano A - Dia: 07/03/2011



A parábola dos lavradores maus




Evangelho do dia 07/03/2011 - Mc 12,1-12

Depois Jesus começou a falar por meio de parábolas. Ele disse:
- Certo homem fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono enviou um empregado para receber a sua parte. Mas os lavradores agarraram o empregado, bateram nele e o mandaram de volta sem nada. O dono mandou mais um empregado, mas eles bateram na cabeça dele e o trataram de um modo vergonhoso. E ainda outro foi mandado para lá, mas os lavradores o mataram. E o mesmo aconteceu com muitos mais - uns foram surrados, e outros foram mortos. E agora a única pessoa que o dono da plantação tinha para mandar lá era o seu querido filho. Finalmente ele o mandou, pensando assim: "O meu filho eles vão respeitar." Mas os lavradores disseram uns aos outros: "Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa."
- Então agarraram o filho, e o mataram, e jogaram o corpo para fora da plantação.
Aí Jesus perguntou:
- E agora, o que é que o dono da plantação vai fazer? Ele virá, matará aqueles homens e entregará a plantação a outros lavradores. Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?
"A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a mais importante de todas.
Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!"
Os líderes judeus sabiam que a parábola era contra eles e quiseram prender Jesus, mas tinham medo do povo. Por isso deixaram Jesus em paz e foram embora.


9ª Semana do tempo comum (Mc 12,1-12)

No Evangelho de hoje, Jesus nos compara a uma plantação de vinho, onde o próprio Deus criou e designou os homens para dela cuidarem com amor para que no tempo certo sua plantação desse bons frutos. Mas isso não aconteceu, Deus enviou seus servos -profetas - mas mesmo assim os lavradores- líderes religiosos da época - a quem Deus havia confiado sua plantação, não acreditaram ou não quiseram acreditar por causa do poder que eles tinham. Então nosso Deus de amor, nosso Deus que ama e cuida mandou seu filho, pensando: "O meu filho eles vão respeitar".
Mas mesmo assim os lavradores preferiram matá-lo, por causa da ganância, da soberba que traziam em seus corações.

Mas como o próprio Jesus os exorta e lembra: "A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas."

Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa! Neste Evangelho Ele nos dá uma de tantas grandes provas de amor que Ele tem pela humanidade, pois é capaz de dar o seu próprio Filho para nos salvar, e o seu Filho por amor a cada um de nós aceita o projeto de seu Pai.

Nós precisamos dar as mãos e lutar para que esta obra não pereça por falta de funcionários, Jesus nos confiou esta missão de cuidar desta plantação, que somos eu e você, somos todos nós, não vamos fracassá-la.

Peçamos ao dono da obra que mande novos funcionários, e que nós sejamos fortalecidos por tuas Mãos Jesus, para anuncia-lo a todos os povos.


(Juliano de Souza - Mensagens que Evangelizam
julianoprocpio@gmail.com)

Evangelize!

Nenhum comentário:

Postar um comentário